sábado, 10 de janeiro de 2009

Cheiro, logo sinto!

O título que suscitou curiosidade revelou-se interessante.

Confesso que o olfacto sempre foi um sentido ao qual nunca prestei muita atenção. Todos sabem que cheiro sempre incrivelmente bem e que quando me vagueio pela rua, o transito pára para sentir aquele rasto magnífico que deixo. Verdade? não? como não?...ok!

A verdade é que nunca fui pessoa de sentir o cheiro à distância quer das coisas boas ou más. Os cheiros incomodam-me quando em demasia ou quando são desagradáveis, mas não ligo muito aos cheiros do dia a dia ou pelo menos pensava que era assim!

Confrontada com um estudo sobre o olfacto percebi que o meu narizinho é fenomenal!!! Cheguei à conclusão que todos aqueles cheirinhos do dia-a-dia do comboio, do autocarro, do croissant do quiosque de alcantara terra, do atelier, do perfume intenso do patrao quando entra, a flor que esta na minha secretária, o almoço, o fim de tarde, as coisas deliciosas que a D.Delfina prepara, o cheiro da mamã, o abracinho do papa, a pipoca e o pastel, a minha cama, o meu banho, o meu perfume....a minha almofada.....são importantissimos e acrescentam muito à minha pessoa!!!
Aprendi eu que Anosmia, por exemplo, é a perda da capacidade de cheirar. Depois dela, esquece-se o prazer de fruir o mundo e daí deixamos de nos reconhecer a nós próprios. O cheiro faz nos sentir alegria ou tirsteza por recordar um determinado aroma em determinado momento. Hmm.....aquele cheirinho a croissants da fanelli de madrugada, o pão com chouriço acabado de fazer, os biscoitos feitos no forno de lenha pela avó luisa, o café acabado de fazer, o cheiro a penhascoso, o cheiro daquele..........esta parte é melhor guardar para mim....e adiante....!

Todo o cheiro é importante e também ele é determinante na paixão. ( E aqui eu sou obrigada a assinar por baixo. Não precisava de estudos para o saber, mas assim comprovo que não sou maluca, ainda que alguns o pensem ou digam por leviandade e por estupidez natural!) (ahahaha).

Dizia eu... que o cheiro é motivo de selecção natural no que se refere a paixões. A mulher fareja, fareja até que encontra. Basicamente os homens querem meninas bonitas e para isso basta que o seu cheiro natural, corporal (nada de por prefume porque não é esse que as mulheres guardam) seja perfeito!!! No fundo andamos todos à procura do cheiro ideal e só quando uma mulher diz a um homem que cheira bem é que finalmente está a dizer " anda cá homem....somos compatíveis, os nossos genes são compatíveis e terei todo os prazer em fazer filhinhos contigo", diz a Dra Rachel, responsável pelas investigações e o estudo do olfacto.
Esta ilustre doutora acrescenta ainda que "o cheiro corporal de cada um é unico e quanto mais for dissemelhante entre o casal, mais este se atrai e têm menos problemas de fertilidade." (Ou seja, eu emano um odor fenomenal....anda cá tu que cheiras mal....!!!!! já ouvi isto algures... ahahahahhhahahahhaahah)

E para finalizar esta conversa cheirosa, que eu não sou pessoa de muita escrita, prefiro cheirinhos bons, deixo mais algumas curiosidades comprovadas cientificamente pela drªRachel, como: a mulher quando toma a pilula reduz a sua capacidade de cheirar e quando está no período de ovulação tem o seu olfacto apuradissimo, não se cheira melhor de manhã mas está-se mais atento aos cheiros, 15 minutos depois de estarmos em contacto com o mesmo cheiro deixamos de o detectar, podemos treinar o nosso olfacto e se algum dia perderes o cheiro vais estar sujeito a ficar depressivo por não sentires o que te rodeia...!!!

Este estudo a que vos cheira!?
A mim cheira-me que vou sair por isso....

Um beijinho a todos os cheirosos e um especial ao mal cheiroso!:P


2 comentários:

Anônimo disse...

soooo rir! fartei-me de rir. grande texto, grande estudo, grande Dr. Rachel!
Assino e confirmo, é verdade sim senhora, esqueceu-se foi de um pormenos, uma mulher procura sempre no parceiro um cheiro semelhante ao do progenitor...e esta hein? a que te cheira?
ahahah
mal cheirosas...

Beijao

Anônimo disse...

ah e que fique claro que tal comentario vem de mim,

Ana Zilhao, conhecida por: a toda poderosa!